Como patentar nos EUA

September 21, 2019

Como patentear nos Estados Unidos? Como "registrar patente" nos EUA? Como patentear um produto nos Estados Unidos? Como obter patente nos EUA? A resposta qualquer uma dessas perguntas é a mesma: existem quatro formas de depositar um pedido de patente na terra do tio Sam, considerando que você, que lê esse artigo, é um residente brasileiro:

 

 

Depósito direto nos Estados Unidos

 

Você, residente brasileiro, pode depositar diretamente nos EUA, desde que, constitua um procurador local para lhe representar perante o INPI.


Para escolher um escritório de advocacia local, você poderá procurar via Google usando as palavras chave ("patent attorney" and "US"); escolher seu escritório em uma lista de escritórios renomados (leadersleague, por exemplo); ou solicitar ajuda a um escritório brasileiro de advocacia (MNIP, por exemplo) para a escolha e intermediação do contato com esses escritórios.

 

Depósito no Brasil e entrada nos EUA via CUP

 

Qualquer residente brasileiro pode depositar um pedido de patente no INPI, mesmo sem auxílio de um procurador, desde que esse residente tenha plena capacidade civil*. 

 

Dentro de um ano após depósito no Brasil, o titular pode estender seu direito aos Estados Unidos pela Convenção da União de Paris (CUP). Mas para tal, o titular, obrigatoriamente, irá precisar de um procurador (um patent attorney) nos Estados Unidos.

 

* Segundo o código civil brasileiro todos os maiores de 18 anos, sem deficiência intelectual e sem problemas que lhes impeçam a livre escolha (ébrios e viciados, por exemplo) são dotados de capacidade civil plena.

 

Depósito direto no PCT e entrada nos EUA via PCT

 

O PCT, ou Patent Cooperation Treaty, é um tratado do qual EUA e Brasil são signatários. 

 

O residente brasileiro pode depositar diretamente no PCT. Nesse caso, após o depósito do PCT, o titular terá até 30 meses para entrar nos Estados Unidos.

 

Depósito no Brasil, entrada PCT, nacionalização nos EUA 

 

Para o depósito no Brasil ou no PCT não será obrigatório o uso de um procurador. Mas para a fase nacional americana o titular brasileiro deverá escolher um advogado local.

 

O uso do PCT é geralmente recomendado a quem pretende depositar em vários países (mais de 3 países) ou precisa de tempo para validação da tecnologia antes da entrada nos países escolhidos.

 

É vantajoso depositar nos EUA?

 

Extramente vantajoso, pelos seguintes motivos:

 

1 - estrategicamente, o titular sempre deve escolher países consumidores de sua tecnologia, ou países produtores de sua tecnologia para depositar seu pedido de patente (os EUA são um grande mercado produtor e consumidor de praticamente tudo no mundo). 

 

2 - o universo de propriedade industrial nos EUA é um dos mais evoluídos no mundo: lá existem centenas de brokers dispostos a intermediar a venda ou licenciamento de uma patente; existem bancos especializados em financiamento de ações litigiosas envolvendo PI; e existe um grande capital destinado ao financiamento de inovações.

 

3 - o enforcement da lei da propriedade industrial é bastante forte nos EUA. Em outras palavras, nos EUA as patentes proveem um direito muito forte a seus titulares, garantindo-lhes indenizações muito altas em tempos bastante curtos.

 

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Posso patentear um método cirúrgico?

November 1, 2019

Busca de Patentes

October 10, 2019

Patente de software

October 3, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload

11 995111782

São Paulo, Brasil

©2018 by arimagalhaes