IBM ranqueia no topo dos titulares de patentes concedidas nos EUA em 2018

A IBM teve 9100 patentes concedidas nos EUA em 2018, fazendo deste o seu 26º ano consecutivo como principal depositante nos EUA. A Samsung ficou em Segundo lugar com 5850 patentes. Apple e Microsoft também apareceram no topo da lista elaborada por IFI Claims.

 

A última leva de patentes da IBM inclui um grande número de documentos relacionados a inteligência artificial e computação quântica, que muitos consideram umas das mais importantes áreas tecnológicas do futuro.

 

Segue uma lista dos principais titulares de patentes concedidas em 2018:

 

IBM                      9100

Samsung              5850

Canon                 3056

Intel                     2735

LG                       2474

TSMC                  2465

Microsoft              2353

Qualcomm            2300

Apple                   2160

Ford                     2123

 

O Google, que detinha a sétima posição da lista no ano anterior não apareceu no TOP-10 desse ano. A Apple, por outro lado subiu da posição 11 para 9 na lista de 2018.

 

Entre as 1600 patentes relativas à área de inteligência artificial da IBM, uma é relativa ao “Project Debater”, uma ferramenta que utiliza aprendizado de máquina para simular debates reais em uma variedade de tópicos.

 

De acordo com o pesquisador da IBM, Jeff Welser, o Project Debater é capaz de entender como duas sentenças idênticas podem ter diferentes significados, dependo do contexto em que são utilizadas. Ainda de acordo com o pesquisador, essa ferramenta antecipa um mundo em que computadores entenderão melhor as interações humanas.

 

Numa entrevista com a Fortune, Welser acrescentou que a computação quântica terá um impacto concreto no mundo nos próximos anos conforme os cientistas aprendem a aumentar o número de qubits – análogos aos bits da computação clássica – e armazenam os mesmos de forma mais estável.  

 

 “Nós veremos os primeiros impactos da computação quântica em áreas como química e ciência. Uma vez que alcançarmos 100 qubits, você poderá fazer coisas que antes eram impossíveis” diz Welser, acrescentando que 50 qubits é o número máximo de qubits hoje.

 

Não obstante as patentes relacionadas a Inteligência Artificial e computação quântica, a IBM obteve a concessão de inúmeras patentes para computação na nuvem e para a área de blockchain.

 

Apesar do número de patentes ser interpretado como um bom indicador do nível de inovação de um sistema, isso nem sempre é verídico. Em anos recentes, juristas e executivos têm criticado o escritório americano de patentes (USPTO) por conceder muitas patentes de baixa qualidade. Muitas delas acabam nas mãos dos patent trolls – entidades imbuídas de má fé que compram patentes de terceiros para entrar com ações contra diversas empresas produtivas e forçar acordos judiciais com estas.

 

Welser diz que a IBM tem consciência do papel das patentes dentro do ecossistema tecnológico e que muitos desenvolvedores dessa empresa também contribuem para iniciativas colaborativas de open source que tornam a tecnologia disponível para todos.

 

Em uma declaração da IBM, a empresa pontuou que as patentes que ela obteve no ano passado foram concedidas para “um grupo diversificado de mais de 8500 inventores de 47 estados americanos e 48 países”.

 

Jeff John Roberts (FORTUNE) 

Tradução: oconsultorempatentes.com 

Artigo original em: link

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Medicamentos Homeopáticos são patenteáveis no Brasil?

December 23, 2019

Como Registrar Patente? ​

November 10, 2019

Posso patentear um método cirúrgico?

November 1, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload

11 995111782

São Paulo, Brasil

©2018 by arimagalhaes