O que é direito de propriedade intelectual?

October 8, 2018

A Propriedade Intelectual atua especificamente sobre a capacidade humana de criar através de seu intelecto.

 

 

 

Os direitos de Propriedade Intelectual estão fundamentados, em grande medida, na promoção do desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade. A ideia contida na legislação que regula a Propriedade Intelectual é estimular a atividade criativa por meio de um mecanismo de proteção legal das criações.

 

A lei, então, protege as criações intelectuais por meio da garantia de exclusividade de sua exploração por parte de seu criador, ao mesmo tempo que a divulga para conhecimento e benefício de toda a sociedade, como contrapartida. Claro está que essa proteção, que se manifesta no direito de exclusividade de exploração, não pode ser permanente. Sendo assim, toda a proteção conferida pelo direito de Propriedade Intelectual tem uma duração limitada. Um exemplo do mecanismo de atuação do direito de propriedade intelectual referente ao direito de autor é a proteção dada ao autor de uma obra literária. Este direito de exclusividade tem duração de 70 anos a partir do falecimento do titular. Uma vez expirado tal prazo, a obra perde sua proteção e cai em domínio público, podendo ser explorada livremente.

 

O sistema de Propriedade Intelectual abrange os direitos relacionados a:

 

1. Direitos Sui Generis - subdivididos em:

 

a) Manifestações Folclóricas

b) Conhecimentos Tradicionais

c) Circuito Integrado (Regulado pela lei 11484/2007)

d) Proteção de variedades de plantas (Lei 9456/1997, decreto 2366/1997)

 

2. Direitos de Autor e Conexos:

 

Estes direitos são obtidos por autores de obras literárias, científicas ou artísticas (sendo estas contempladas pelo Direito do Autor); interpretações artísticas e execuções, fonogramas e transmissões por rádio (direitos conexos) e programas de computador.

 

3. Propriedade Industrial:

 

São direitos relacionados à atividade industrial, em que a mesma é estimulada pela proteção dada à atividade criativa com aplicação industrial. Esta pode ser separada em cinco diferentes subáreas:

 

a) Desenho Industrial: se destina, basicamente a proteger aspectos apenas exteriores ou estéticos de determinado produto. A proteção está regulada pela  lei 9279/1996.

 

b) Marcas: Esta área protege qualquer sinal visual que tenha por finalidade tornar certo produto exclusivo. A proteção está regulada pela  lei 9279/1996.

 

c) Indicação Geográfica: Esta consiste em conceder um reconhecimento oficial da origem geográfica de certo serviço ou produto. A proteção está regulada pela  lei 9279/1996.

 

d) Repressão à Concorrência Desleal: Abordam as condutas anti-competitivas de certos agentes econômicos. Essas condutas distorcem a livre concorrência. O assunto é regulado pela Lei 12529/2011 e 9279/1996)

 

 

e) Patentes: As patentes constituem um meio de proteção legal para as invenções. Aquele que detém uma patente tem o direito de exclusividade de exploração de sua invenção. Ao mesmo tempo, o documento de patente dá o direito, ao seu titular, de impedir que terceiros explorem a invenção por ele criada e protegida pela patente. É importante frisar que o documento confere proteção por tempo limitado e está restrito ao território do país onde a patente foi concedida. A extensão da proteção dos direitos relativos às patentes está regulada pela lei 9279/1996.

 

Pode-se afirmar que a Propriedade Intelectual está respaldada por dois princípios essenciais:

 

1) O autor ou criador de algum objeto contemplado pela propriedade intelectual poderá ter direitos sobre sua criação, direitos estes concedidos pelo Estado.

 

2) Tais direitos podem ser transferidos a terceiros.

Please reload

Our Recent Posts

O uso de cepas microbianas é profundamente difundido nas práticas dos seres humanos. Na miríade de narrativas e práticas que povoam o que chamamos de...

Patentes Microbiológicas: uma exceção na Lei de Propriedade Industrial

April 22, 2020

Trabalhos de conclusão de curso em engenharia podem ser patenteados?

February 19, 2020

Medicamentos Homeopáticos são patenteáveis no Brasil?

December 23, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload

11 995111782

São Paulo, Brasil

©2018 by arimagalhaes